• CW heroes

Parceiros Porto - Let´s Swap!

O Let's Swap Porto é um movimento que promove a troca de roupa através da dinamização de mercados de troca.


Com um membro da equipa que é também a mentora da Circular Wear no Norte, o Let´s Swap participa no grupo de trocas do Facebook Swap Spot Porto, e promove Swap Spots físicos pela mão de uma das suas co-fundadoras, a Berta Valente.

"O projeto nasceu do encontro aleatório de voluntários e participantes de um evento promovido pela Fashion Revolution Portugal em 2019. Nesse evento havia um swap market que teve imensa adesão, e formou-se organicamente um grupo de pessoas motivada para tornar os mercados de troca uma realidade na cidade do Porto.

Uma semana depois do evento foi marcada uma reunião e começou a delinear-se o que é hoje o Let's Swap. Nenhum dos membros da equipa se conhecia, e foi um encontro maravilhoso porque juntou pessoas diferentes, de áreas académicas e profissionais diferentes mas com uma visão comum - a sustentabilidade e o potencial que a troca de roupa tem em mudar mentalidades para que se mudem os padrões de consumo atuais. Com este movimento pretende-se dar à comunidade uma opção para além da compra em primeira e segunda mão, uma opção que seja celebrada num evento único onde são estabelecidas parcerias com instituições/organizações ou movimentos que se identifiquem com o projeto. Sendo a indústria têxtil uma das indústrias mais poluentes do planeta - tanto pelo consumo excessivo de água, pelas emissões do processo fabril, e também pelas contaminações a nível do solo e da água, muitas vezes derivadas da legislação pouco rigorosa dos países produtores - é importante prolongarmos o tempo de vida das nossas peças de roupa para diminuir este impacto. A Let's swap Porto tem como principal objetivo promover a circularidade da roupa. Os mercados de trocas permitem as pessoas serem sensibilizadas para esta temática, ainda que por muitas vezes sejam motivadas pela questão económica.

A reciclagem de roupa ainda é uma tecnologia com enormes entraves, por isso acreditamos que a reutilização é a melhor forma de prevenir as advertências ambientais!"