Search
  • CW heroes

os heróis CW de Torres Vedras

Updated: Apr 29

o cowork de Torres Vedras é o pioneiro dos SWAP SPOTs na cidade e quisemos ter o seu contributo no que é a sua visão no que respeita a escolhas conscientes e sustentabilidade neste tema da moda.


falámos com a Rita Caetano, que partilhou connosco a sua perspectiva e motivação para ter um SWAP SPOT no espaço:


CW - quais as motivações para receber um SWAP SPOT no vosso espaço?

RC - Motivos não faltam! Desde logo pela identificação com a causa. Reconhecemos imenso mérito ao projeto, está alinhado com os nossos próprios valores e é uma forma de colocarmos em prática aquilo em que acreditamos. Permite-nos sensibilizar a nossa comunidade para o custo elevado dos nossos padrões de consumo de moda ao mesmo tempo que lhes oferecemos uma solução, um gesto concreto para a mudança. Acreditamos que todos temos o dever de agir face a problemas que são globais. Por outro lado, é também uma forma de continuarmos a dar bons motivos à comunidade local para uma visita ao nosso espaço.


all photos credit: I´m Joana Maria

CW - qual a vossa visão do comportamento de consumo actual?

RC - Chegámos a níveis de consumo alarmantes. Seja pelo aumento do poder de compra, pela facilidade, pelo apelo generalizado ao consumo… a verdade é que consumimos mais do que necessitamos e isso inevitavelmente gera desperdício. É muito importante tomarmos consciência destes exageros e fazer alguma coisa para mudar. Não basta reciclar, é necessário olhar os outros “Rs” da sustentabilidade e da economia circular:  reutilizar, reparar, reintegrar. E sobretudo repensar os nossos hábitos e aprender a reduzir e a recusar o consumo.


CW - quais os comportamentos que acham irão (ou já estão a) alterar?

RC - Acreditamos que já existem, felizmente, muitas pessoas e comunidades conscientes da necessidade de mudança. Movimentos slow e desperdício zero, preferência a materiais mais ecológicos em diversos produtos. A nossa comunidade de coworkers é disso exemplo, existindo aqui um ecossistema interessante de projetos e vontades à volta da sustentabilidade. Mas há ainda muito a fazer… Com o swap spot começamos por facilitar um primeiro gesto: que qualquer pessoa selecione uma peça de roupa de que goste e que é inteiramente nova para si. Isto permite a reutilização de roupa que ainda está em bom estado e, esperamos, pode ajudar a alertar para um consumo mais consciente e reduzir as compras por impulso.


CW - porque é importante para a vossa organização fazer parte de uma comunidade de partilha e de economia circular?

RC - As comunidades de partilha, tal como os ambientes colaborativos, são excelentes formas de estarmos em aprendizagem contínua e de nos ajudarmos mutuamente. É também esse o nosso papel no Cowork Torres Vedras. Por outro lado, sentimos que é importante materializar os nossos ideais. Não basta dizermos que defendemos a sustentabilidade, é importante fazer o que estiver ao nosso alcance para a pôr em prática e, quem sabe, inspirar outros!


CW - conselho para quem esteja a pensar criar um SWAP SPOT:

RC - Basta acreditar no movimento e colocar mãos à obra! A equipa deu-nos todas as orientações necessárias e deixou-nos à vontade para ser criativos nos materiais que ficaram a nosso cargo (quase nada, só um charrior e cabides) e na forma como divulgámos o swap spot junto da nossa comunidade. Foi um processo muito engraçado, em que envolvemos toda a comunidade na criação e materialização desta ideia. O nosso swap spot está agora em pausa, devido à pandemia, mas desde o dia 5 de fevereiro (data em que abrimos ao público) as visitas e as trocas já foram imensas. Através do nosso Instagram e das tags #circularwear e #swapspot podem ver alguns exemplos!



a Rita e toda a equipa Cowork Torres Vedras são agentes de mudança e incansáveis na promoção de um estilo de vida sustentável. no espaço é também onde podem encontrar a fantástica eco-shop Pegada Verde, uma inspiração e fonte de projectos maravilhosos!

a Rita quis também partilhar uma história que transcrevemos aqui:


"Temos de destacar esta história dentro da história. Há um prazer enorme em sermos facilitadores. De ligações entre pessoas, de materialização de ideias, de concretização de objetivos. Neste caso, demos a conhecer a Circular Wear à Sara: assim que o Swap spot chegou ao Cowork Torres Vedras, a nossa coworker Sara, sempre movida por causas, mostrou-se de imediato disponível para colaborar com o projeto e é hoje embaixadora da CW para a região Oeste. É mesmo bom ver o envolvimento da comunidade com as iniciativas que vamos propondo!"


a Sara Gomes é a super embaixadora do Oeste e é um privilégio que faça parte da equipa CW. podem ver mais sobre a Sara AQUI.


todos os SWAP SPOTs se encontram em pausa durante o estado de emergência, estando porém disponíveis os contactos para parcerias, novos futuros SWAP SPOTs ou apenas sugestões!


links:

Cowork Torres Vedras

website

linkedin

instagram

facebook


Pegada Verde

eco-shop


I´m Joana Maria website

facebook



GET IN 
TOUCH
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon