Madame Granel, o sorriso sustentável em Aljezur

Updated: Sep 11

A loja bio Madame Granel, localizada no acolhedor largo da Igreja, é aquele lugar especial não só pelos produtos de qualidade e sustentáveis que ali podemos encontrar, como também pelo serviço e simpatia com que nos deparamos ao chegar à entrada.


Tivemos o prazer de conhecer a Diane, que nos recebeu com uma deliciosa Kombucha e uns bolinhos de chocolate acabados de sair do forno - sim, porque aqui encontramos uma variedade de produtos confeccionados no local, tudo visível da montra, onde até se mói a farinha para o pão tão guloso quanto saudável! - e que com uma alegria contagiante nos falou sobre o projecto, a sua motivação e como se estão a adaptar a ser, temporariamente, um projecto seguro para a comunidade sem que se entre na loja. Conversámos também com o Ruben dias mais tarde que, apaixonadamente, nos leva na viagem da sua visão de ajustar mundos e situações (como a que vivemos actualmente) a todas as comunidades que se juntem com a mesma vontade de partilha.

A Madame Granel nasceu da própria necessidade de encontrar produtos biológicos, lixo zero e locais da Diane e do Ruben, a viver em Aljezur já há uns anos. A procura de produtos aos quais não conseguiam aceder, pelo menos não localmente, foi o suficiente para que, ao bom espírito empreendedor, criassem o conceito e o local onde pudessem encontrá-los.


Mas para além desta motivação, estava a vontade de conectar com as pessoas, visitar os produtores, encontrar os produtos e encurtar esta distância entre o cliente e de onde os artigos são provenientes. Fazer chegar ao consumidor final a satisfação da garantia de que o produto é local sempre que existe por cá. Não sendo, é o mais próximo e com menor impacto ambiental possível.


Com as restrições a que 2020 se impõe, o formato da loja teve que se ajustar aos seus clientes e, indo no caminho que fez nascer este projecto especial, pensar para além de um serviço de venda de produtos, nomeadamente uma transição para a economia circular, como por exemplo a utilização de frascos de vidro retornáveis e reutilizáveis.


Sentimos a responsabilidade de nos ajustarmos à nova realidade e de encontrar soluções inovadoras.” partilha connosco o Ruben.

Como tal, novos tempos exigem novos hábitos, e apesar do formato da loja ser agora o de recolha dos produtos da parte de fora da montra, onde olhamos com ar deliciado para os pães de sementes que nos seduzem (não podendo entrar para agarrar nos azeites ou ver os ingredientes do protector solar) a comunidade que ali encontra uma casa com que se identifica pode agora partilhar ideias, promover entre-ajudas e conhecer-se: tudo da parte de fora, onde podemos beber um vinho e provar um queijo enquanto esperamos a próxima fornada dos bolos para levar para casa.

Ora este ajuste é no mínimo uma surpresa boa inesperada, e que resultou no exacto caminho que se adequa às mentes inspiradoras e de espírito ambientalista que são a alma da Madame Granel: a Diane e o Ruben.


Visitem a Madame Granel em Aljezur, mais do que uma loja bio, uma comunidade!


Rita


GET IN 
TOUCH

circularwear@gmail.com

+351 929 330 142

+44 78 125 19 677

supported by:
BULlogo.png
prodelix Circular Wear.png
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon