• CW heroes

Circular Economy Club Braga - os super parceiros de Braga!

Updated: Jan 28

No contexto da pandemia, e para fornecer alternativas de troca e partilha à comunidade, foram criados os grupos SWAP SPOT em várias cidades, com parceiros locais. Temos a felicidade de ter o CEC Braga, e a fantástica Filipa Gouveia, como os parceiros que administram o grupo SWAP SPOT Braga e vamos partilhar um pouco da sua história aqui.


O Circular Economy Club (CEC) é uma rede internacional de economia circular, com mais de 4000 profissionais e organizações, estando presente em 130 países - entre os quais Portugal (nas cidades de Porto, Lisboa, Almada, Faro e Torres Vedras). O CEC Braga tem como objetivo identificar os desafios, oportunidades e soluções de economia circular para a cidade de Braga.


A Filipa Gouveia é a fundadora e organizadora do CEC Braga. É também a fundadora da startup ECOnnect Portugal, criadora do projeto Vida ECOnsciente e co-organizadora do Summit Food with Conscience. Tem dedicado os últimos anos a trabalhar de forma independente e exclusiva em projetos ligados à sustentabilidade e economia circular.


No final de 2019 submeteu a sua candidatura para criar num CEC nesta cidade uma vez que ainda não existia e por acreditar no potencial de circularidade da região! Logo no início de 2020 pôs mãos à obra e começou por reunir com agentes locais para perceber que sinergias poderiam ser feitas.

No início a Filipa era o único membro do CEC Braga mas no decorrer do ano a equipa foi crescendo e atualmente conta com mais 8 membros: Ariana Macieira (Simbiose e Summit Food with Conscience), Cláudia Correia, Alicia Sixtos, Vanessa Oliveira (Soul), Margarida Gonçalves, Teresa Pereira, Luana Araújo e Sandra Santos!

Com muita motivação (e muitas reuniões por video-chamada) conseguiram formar um grupo coeso, mesmo em época de pandemia. Têm tido o apoio de alguns parceiros locais como, por exemplo, o Human Power Hub para divulgar as iniciativas e promover a formação interna da equipa.


À pergunta de qual a sua maior motivação ficámos a saber:

"O CEC Braga motiva-se pela missão de contribuir ativamente para a transição para a economia circular (EC) na sua região. Queremos atuar em 2 eixos principais: promover network local entre profissionais que já estejam a utilizar princípios de EC na sua atividade; sensibilizar o público geral para alternativas de consumo com maior impacto positivo a nível ambiental, social e económico.


Assim, temos dinamizado e participado em eventos para para network profissional (abertos ao público) para fomentar a troca de ideias e partilha de boas práticas como, por exemplo, o Circular Cities Week, aRound Table, Greenfest Braga e Greenfest Carcavelos.


Mantemos as redes sociais do CEC Braga ativas (facebook e instagram), onde também divulgamos informação, dinamizamos workshops e fazemos diretos com convidados relacionados com o tema da economia circular.


Paralelamente, iniciámos uma parceria fantástica com a CW e estamos a gerir o grupo Swap Spot Braga, onde é possível dar e/ou trocar roupas usadas entre os membros! Desta forma estamos a prolongar a vida útil e o potencial de reutilização de dezenas de artigos têxteis!

Em 2021 vamos continuar a desenvolver mais iniciativas desta natureza! Fiquem atentos!"


E ficamos! No entretanto continuamos a ver crescer a rede do grupo SWAP SPOT Braga, e felizes pela promoção de partilha e trocas, e redução da nossa pegada ambiental ao prolongar todas as peças que já existem! Obrigada :)

CW Team

GET IN 
TOUCH

circularwear@gmail.com

+351 929 330 142

+44 78 125 19 677

supported by:
BULlogo.png
prodelix Circular Wear.png
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon